SEO para AdSense – Qual sua importância para a rentabilidade do seu blog

A aplicação das técnicas de SEO para AdSense é o caminho certo para quem deseja ganhar dinheiro de verdade com o Google AdSense.

As técnicas de SEO – Search Engine Optimization, visam colocar seu site e páginas em posições de destaque nas páginas de respostas do Google e outros buscadores, no que chamamos de resultados de Busca Orgânica.

Como sabemos, os visitantes que acessam um blog ou site, através de resultados da busca orgânica, tendem a clicar mais em anúncios do que os vindos de outras fontes de tráfego, como redes sociais, por exemplo. Portanto, esse é o tipo de tráfego que adoramos ter em nosso site.

A importância do SEO para AdSense é justamente essa. Gerar tráfego para o blog ou site, e mais ainda, tráfego qualificado, ou seja, aquele com alto potencial de cumprir nossas metas de conversão, que no caso, são cliques nos anúncios. Gerar tráfego é uma coisa e gerar tráfego de alto potencial de conversão é outra completamente diferente.

  Leia o artigo Tráfego Não é a Mesma Coisa Que Receita

Desenhe sua estratégia de SEO junto com a de AdSense

O primeiro passo para ser bem sucedido em sua estratégia de SEO para AdSense é desenhar muito bem os seus objetivos e conhecer profundamente o seu público, seus anseios, interesses e hábitos. Só dessa forma você conseguirá produzir conteúdo que agrade a sua audiência.

Quando criamos uma estratégia de marketing digital, desenhamos o que chamamos de Persona de Marketing, o cliente típico que desejamos impactar com nossas campanhas. Quando seu objetivo é ganhar dinheiro com AdSense, o processo é o mesmo.

  Leia o artigo Estratégias Para Ganhar Dinheiro Com o Google AdSense

Escolha muito bem seu nicho

Outro ponto importante do SEO em AdSense é a escolha do nicho de mercado onde você irá atuar. Como já dissemos anteriormente aqui no blog do Curso de AdSense, nem todos os segmentos são capazes de gerar bons retornos com AdSense.

Alguns nichos de AdSense, em função de competitividade e volume de buscas, tentem a gerar uma receita muito melhor que outros. Não é por acaso que em nosso Curso de Google AdSense, dedicamos um extenso módulo para discutir este assunto.

Alguns nichos, além de pagarem muito bem, apresentam uma baixa concorrência entre sites. Resultado: um verdadeiro paraíso em termos de SEO e consequentemente visibilidade nas ferramentas de busca.

  Leia o artigo Melhores Nichos Para AdSense

Crie sua estratégia de SEO para AdSense

Para ganhar dinheiro com o Google AdSense, tudo passa pelo planejamento, desde a escolha do layout do site à produção de conteúdo, tudo precisa ser muito bem analisado e planejado para que você possa fazer do seu blog uma fonte de renda constante e durável.

No caso do SEO para AdSense não é diferente. Você precisa desenvolver uma estratégia de SEO para conseguir criar uma nuvem semântica adequada ao seu blog e poder hierarquizar os grupos de palavras-chave a serem otimizadas, de forma a gerar tráfego o mais rápido possível. Esse na verdade, é um dos Segredos do AdSense.

Se você for trabalhar com AdSense em vídeos no YouTube, saiba que o trabalho de otimização de vídeos no YouTube é de fundamental importância para ser encontrado, não só nas pesquisas feitas na web como um todo, quanto nas pesquisas internas do YouTube. Portanto, nunca deixe de aplicar as técnicas de SEO também nos vídeos.

O melhor caminho é começar com as palavras de Long Tail, mais fáceis de trabalhar, até mesmo pela sua baixa competitividade e depois partir para palavras mais intensas em trabalho, como as de Middle e Head.

  Leia o artigo Planejamento de SEO

O Google Analytics como parceiro de SEO

Uma ferramenta fundamental para o trabalho de SEO para AdSense é o Google Analytics, ferramenta de monitoramento de tráfego gratuita oferecida pelo próprio Google. Com ela você pode não somente analisar detalhadamente o tráfego do seu blog ou site, como também verificar os resultados das suas ações de otimização.

A aplicação das técnicas de SEO para AdSense pode ser facilmente acompanhadas no Analytics

A aplicação das técnicas de SEO para AdSense pode ser facilmente acompanhadas no Analytics

Outra vantagem do uso do GA para a monetização de sites através do Google AdSense é que ele pode dar boas pistas em termos de conteúdo. Além disso, quando usado em conjunto com os relatório de rendimentos do Adsense, pode ajudar muito no processo de maximiza seus ganhos.

  Leia o artigo Google Analytics Com Google AdSense

Seja um profissional de SEO

Um das maiores aliadas de quem quer ganhar dinheiro com AdSense são justamente as técnicas de SEO, portanto, busque se profissionalizar nesta área. A otimização de sites não tem nada de “mágico” e muito menos é um “segredo para poucos iniciados”. Otimização de sites é técnica pura e muito trabalho sério. Por isso, recomendamos que você busque se qualificar através de um bom treinamento em SEO e constante atualização através de sites de referência.

Como você vê, a aplicação das técnicas de SEO para AdSense é uma das melhores maneiras de você gerar tráfego qualificado para o seu blog ou site, e com isso aumentar a sua receita. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relativos ao universo do Google AdSense, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing e instrutor do Curso de AdSense

Salvar

Salvar

5.00 avg. rating (99% score) - 27 votes