Principais erros no AdSense e como evitá-los

É curioso como os principais erros no AdSense parecem fazer parte de uma grande parte das histórias de quem deseja rentabilizar seu blog ou site com essa ferramenta. É uma sequência que se repete.

Se fossem apenas erros que comprometem o rendimento, menos mal, você ainda tem a chance de corrigir, mas o problema, é que alguns desses erros podem provocar o seu banimento do AdSense.

Saber quais são os principais erros no AdSense, pode e certamente irá lhe poupar muito tempo, além é claro, aumentar a sua receita com o programa e evitar até mesmo a desativação da conta.

Falta de planejamento – O principal erro no AdSense

Não planejar de forma profissional a sua estratégia de AdSense é fatal, pois sem uma base muito bem definida, você ficará sem diretrizes em relação ao conteúdo a ser produzido e características do público-alvo que você pretende atingir.

Da escolha do conteúdo à estrutura do site, como departamentos e seções do blog ou site, tudo é importante ser planejado, pois trabalhando dessa forma, você poderá definir as melhores estratégias para ganhar dinheiro com o Google AdSense.

  Saiba mais lendo o artigo Estratégia Para AdSense

Um blog generalista ao invés de nichos

Esse é outro dos principais erros no AdSense que você pode cometer. Criar um blog ou portal generalista, lhe trás dois problemas. O primeiro é o de não se tornar uma referência em um determinado setor, o segundo é a dificuldade de obter boas colocações no Google.

Dê preferência a criação de blogs de nicho, com foco em um determinado assunto que você domine e que tenha anunciantes que paguem bem. Blogs e sites generalista, são sujeitos a diversos anunciantes, e nem todos eles geram uma boa receita. Em nosso Curso de AdSense discutimos exaustivamente esta questão, pois na verdade esse é um dos grandes trunfos para ser bem sucedido neste negócio

  Saiba mais lendo o artigo Como Escolher Os Melhores Nichos de AdSense

Não conhecer o regulamento do Google AdSense

Quais são os principais erros no AdSense e o que você deve fazer para fugir dessas armadilhas

Quais são os principais erros no AdSense e o que você deve fazer para fugir dessas armadilhas fatais

Outro grande erro quando se trabalha com o Google AdSense é ingressar no programa e não conhecer exatamente quais são as regras que regem este verdadeiro contrato entre você e o Google.

Não se posicionar em relação a essas regras pode simplesmente arrasar todo o seu projeto.

Para ser um Publisher do Google, seu site precisa obedecer a uma série de regras estabelecidas pelo programa, em relação a conteúdo, formato e divulgação.

Por isso você precisa conhecer muito bem as regras que regulam sua parceria com o Google, para não cometer, mesmo que involuntariamente, erros que possam até mesmo desativar a sua conta.

  Veja quais são os Regulamentos do Google AdSense

Não planejar o posicionamento dos anúncios

Outro erro muito comum entre quem começa a trabalhar com o Google AdSense é não planejar o posicionamento de anúncios e não ter recursos na estrutura dos site para focar conteúdo e anúncios. Isso pode fazer com que seus anúncios não fiquem posicionados nos locais de maior rentabilidade.

Para ganhar dinheiro com AdSense não basta criar um monte de anúncios e jogar no blog ou site, no mais clássico estilo “barata voa”, onde cair tá ótimo. Se você não fizer um planejamento detalhado do posicionamento dos blocos de anúncios, poderá perder ótimas oportunidades de ganho. É preciso detalhar os espaços e trabalhar com Critérios Personalizados.

Não trabalhar com critérios personalizados

O Google AdSense possui um recurso chamado Critérios Personalizados, que permite a você criar anúncios com características específicas e monitorar o desempenho de cada um desses anúncios individualmente. A grande maioria das pessoas começa a criar anúncios e sai jogando em qualquer lugar, o que torna praticamente impossível monitorar os resultados. Esse é um dos principais erros no AdSense que você deve evitar.

Para fazer um acompanhamento profissional dos seus rendimentos no AdSense você precisará criar campanhas estanques, que será exibidas em apenas algumas áreas do seu site. Trabalhando dessa forma, você poderá saber exatamente o quanto cada categoria do blog, ou postagem específica está gerando de receita e trabalhar melhor esta área do blog.

Não usar o Google Analytics para otimizar resultados

Outro dos principais erros no AdSense, principalmente entre empreendedores mais profissionalizados, é não utilizar os dados coletados no Google Analytics para otimizar o desempenho dos anúncios. É como jogar ouro em pó pela janela.

A ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego do Google é uma das principais ferramentas para quem deseja fazer do trabalho em AdSense uma fonte de receita forte e duradoura. Além de lhe ajudar a entender seu público, também ajuda na otimização dos ganhos do site.

  Não deixe de ler o artigo Google Analytics com AdSense

Não monitorar o desempenho da conta de AdSense

Outro item que ocupa lugar de destaque entre os principais erros cometidos ao se trabalhar com o Google AdSense é não fazer um acompanhamento minucioso de métricas e resultados apresentados nos relatórios de desempenho do Google Analytics. Como dito anteriormente, criar anúncios e jogá-los para o alto, rezando para caírem em um logar que gere uma boa receita, não é trabalhar de forma profissional.

Para maximizar os seu ganhos é necessário fazer um acompanhamento das principais métricas de cada bloco de anúncio, como CTR, eCPM, CPC e outras. De nada adianta adotar uma postura passiva em relação aos resultados do anúncio, porque isso não gera receita.

Não se manter informado sobre atualizações

O item final da nossa lista sobre os principais erros no AdSense é não se manter atualizado com as novas técnicas, ferramentas e tendências. Achar que já sabe tudo é o primeiro passo para o fracasso no AdSense. Em um mundo tão dinâmico, como o dos negócios online, é preciso estar sempre se atualizando.

Acompanhe sites de referência na área de monetização de sites através do AdSense, como por exemplo, o Por Dentro do AdSense, blog oficial do programa, o Fórum do AdSense, onde existem sempre discussões interessantes, o Canal do AdSense no YouTube e também o Blog do Curso de AdSense, que estará sempre aqui trazendo novidades e dicas técnicas.

Agora que você já conhece os principais erros no AdSense, o que acha de fazer uma revisão da sua estratégia e corrigir os possíveis erros? Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões relativas a ganhar dinheiro com o Google AdSense, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, instrutor do curso de Google AdSense

5.00 avg. rating (99% score) - 28 votes