O que são cliques inválidos no AdSense

Muitos dos leitores do nosso blog perguntam o que são cliques inválidos no AdSense, uma preocupação legítima, já que esse é o caminho certo para ter a sua conta de AdSense encerrada.

Quando visitamos o fórum do AdSense, é muito comum vermos uma série de blogueiros reclamando que tiveram as suas contas bloqueadas ou desativadas por cliques inválidos, e muitos deles não sabem o motivo.

Para os novatos, que ainda não sabem o que são cliques inválidos no AdSense e as consequências advindas desta prática, podemos adiantar que uma conta desativada significa que provavelmente você NUNCA MAIS poderá ter uma conta no AdSense.

Por isso, para novatos e também os mais escolados em AdSense, esse artigo é fundamental, pois estamos falando da própria sobrevivência do seu negócio.

Definindo o que são cliques inválidos no AdSense

Em primeiro lugar, vamos definir muito claramente o que são cliques inválidos no AdSense. Segundo definição do próprio Google:

A atividade de cliques inválidos consiste em qualquer clique ou impressão que possa aumentar artificialmente os custos de um anunciante ou os ganhos de um editor. Por essa razão, decidimos não cobrar o anunciante.

São considerados cliques inválidos no Google AdSense, entre outros, as impressões ou os cliques gerados pelo clique de um editor em seus próprios anúncios, por um editor que incentiva cliques em seus próprios anúncios, por ferramentas de cliques ou origens de tráfego automatizadas, robôs ou outro software que gera impressões ou cliques inválidos.

Os cliques em anúncios do Google devem ser resultantes de um interesse genuíno do usuário, e qualquer método que venha a gerar impressões ou cliques artificialmente é expressamente proibido pelas políticas do programa.

Central de Ajuda do AdSense

A definição é bem clara e está disponível para todos, portanto, no caso de suspensão da conta do AdSense por cliques indevidos, alegar que desconhecia a regra é completamente inútil.

Vale destacar que no trecho em que é dito “atividade de cliques inválidos consiste em qualquer clique ou impressão que possa aumentar artificialmente os custos de um anunciante ou os ganhos de um editor”, fica implícito, cliques voluntários ou não. Portanto, alegar que os clique foram por acaso, também não vai adiantar também de nada.

Em nosso curso de Google AdSense, sempre fazemos questão de frisar que o primeiro passo para trabalhar de forma profissional com o Google AdSense é conhecer muito bem os Termos do Serviço, o que envolve critérios para aprovação de um site e até mesmo a questão dos cliques inválidos no AdSense.

Como evitar cliques inválidos no Google AdSense

Vista a definição de o que são cliques inválidos no Google AdSense, vejamos então algumas opções para evitar esse tipo de problema e suas consequências catastróficas para o seu negócio.

  1. Jamais, em hipótese alguma, clique em seus próprios anúncios, porque certamente o Google irá identificar estes cliques e investigará sua validade ou não. Esse é um erro muito comum entre blogueiros iniciantes e já encerrou a carreira de muitos blogueiros prematuramente.
  2. Não peça a familiares, amigos, namoradas e namorados para darem uma “forcinha” em seu blog, clicando nos anúncios, pois o Google também acaba identificando esse padrão de comportamento e punindo o seu blog.
  3. Não peça em seu blog que as pessoas cliquem em anúncios ou de alguma forma, incentive esse tipo de comportamento, pois isso também é considerado clique indevido, como você pode constatar na própria definição do Google.
  4. Tente não colocar os anúncios perto de fotos ou outros elementos de forma a que por engano as pessoas acabem clicando nestes anúncios. Mesmo nãos sendo intencional, este tipo de posicionamento também pode acabar gerando cliques indevidos.
  5. Não coloque os anúncios perto de elementos de navegação como setas de retorno, botões e outros elementos de layout e comunicação. Muitas vezes, até mesmo por acaso, as pessoas podem clicar inadvertidamente nestes anúncios, o que caracterizará clique indevido.
  6. Em hipótese alguma lance mão de scripts ou programas para geração de cliques automáticos, um recurso comumente encontrado na Internet. Além de desonesto, este recurso é facilmente identificado pelo Google e sua conta será sumariamente desativada.

Estas são dicas simples, mas que muita gente acaba esquecendo e tendo que passar pela desagradável situação de ter sua conta cancelada.

Agora que você já sabe o que são cliques inválidos no AdSense, o que acha de dar uma revisada em seu site ou blog para ver se não está cometendo nenhum erro, antes de ter problemas? Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing e instrutor do Curso de AdSense

4.43 avg. rating (89% score) - 7 votes