Melhores nichos para Adsense – Como escolher o seu

Saber como identificar quais são os melhores nichos para Adsense é essencial para qualquer pessoa que deseja montar um blog e rentabilizá-lo através de programas de afiliados que usam a contextualização como forma de determinar a distribuição de anúncios.

De nada adiantará você criar um blog super requintado, com uma layout atraente, uma template cheia de recursos e desenvolver um conteúdo de primeira qualidade para seus posts se a temática do blog não possui um bom número de anunciantes que pagam bem pelo valor do clique.

Os melhores nichos para AdSense possuem características próprias que você precisa conhecer, para poder estruturar o seu blog em um segmento que possa lhe trazer um bom retorno para o seu esforço de criação e manutenção.

A importância do planejamento

Em nosso Curso de Google AdSense fazemos questão de enfatizar a importância da etapa do planejamento na construção de um blog monetizado, justamente pelo fato de que o resultado financeiro do blog não se deve a um único fator e muito menos depende de sorte.

Neste contexto a escolha dos melhores nichos para o Google AdSense desempenha uma função fundamental, pois sabemos que existem segmentos que pagam um valor muito maior por clique nos anúncios do que outros.

Como o AdSense distribui seus anúncios baseado em um algoritmo de contextualização, é necessário que o blog aborde um tema que estimule, através do conteúdo publicado, a inserção de anúncios de alto valor por clique.

  Leia o artigo Estratégia para ganhar dinheiro com AdSense

Como escolher os melhores nichos para AdSense

Como escolher os melhores nichos para AdSense

Como escolher os melhores nichos para AdSense

Para todo mundo que me pergunta como ganhar dinheiro com AdSense em blogs minha resposta preliminar é sempre a mesma: Segmente o conteúdo do seu blog e fuja da armadilha do blog genérico, o que fala de tudo um pouco e acaba não dizendo nada para ninguém.

As vantagens dos blog de nicho são inúmeras. A primeira de todas é que trabalhando dessa forma, você tende a se tornar uma referência em um determinado assunto e isso contribui para que você crie uma reputação no segmento.

Se tornando uma referência, seus visitantes desenvolvem o hábito de voltar ao seu blog, passam mais tempo navegando nele, compartilha com mais frequência suas publicações nas redes sociais e assinam seu boletim informativo. Em termos de perfil de usuários, é tudo o que um blogueiro de sucesso quer.

Do ponto de vista de geração de tráfego, trabalhar em um nicho também é uma grande vantagem, pois como seu foco é um assunto específico, você terá melhores chances de conquistar boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Por trabalhar em uma nuvem semântica bem definida, aplicando técnicas de SEO, otimização de sites para ferramentas de busca, seus artigos terão mais facilidade de emplacar uma boa posição na primeira página do Google e com isso atrair mais tráfego.

Busque nichos sobre os quais você realmente goste e entenda

Antes mesmo de entrarmos em considerações técnicas sobre como escolher os melhores nichos para Adsense, é preciso deixar claro que antes de tudo você deve escolher um segmento do qual você realmente goste de escrever e que realmente entenda.

Falo isso porque quando comecei a trabalhar com Google AdSense, há muitos anos atrás, cometi o erro de criar um blog sobre um assunto pelo qual não era realmente apaixonado.

O resultado foram textos fracos, sem entusiasmo, que não empolgavam, não retinham os visitantes e muito menos fazia com que eles voltassem ao blog. Cliques nos anúncios? Um ou outro, mas nada que justificasse o esforço e investimento.

Não preciso nem dizer que não ganhei nada com ele e acabei deixando de lado. Se não houver uma boa dose de entusiasmo no projeto, nem adianta começar. Por isso, busque um nicho de AdSense que além de rentável, também seja interessante.

Tenha uma visão de longo prazo

Outro ponto que você deve levar em consideração é a visão de longo prazo do seu negócio. Se você quer ganhar dinheiro o blog durante um bom tempo, precisa escolher um segmento que tenha um bom público, de forma que você possa gerar um bom volume de tráfego para o seu site.

É claro que a expressão Nicho de Mercado se refere a um público restrito, mas ele não pode ser tão restrito assim que não possa gerar tráfego e consequentemente cliques no site. Não adianta teimar, por mais relevante que seja o seu site em um determinado segmento, se ele não atrair tráfego, o dinheiro não aparece.

Para quantificar o público em potencial de cada nicho, em nosso treinamento, indicamos entre outras ferramentas, o Planejador de Palavras-Chave do Google, uma ferramenta gratuita que nos dá uma série de informações que podemos usar para identificas os melhores nichos para AdSense.

Quais os melhores nichos para ganhar dinheiro com o Google AdSense

Use o Planejador de Palavras-Chave do Google para descobrir quais os melhores nichos para ganhar dinheiro com o Google AdSense em seu blog ou site

Procure nichos de AdSense sem restrição de conteúdo

Da mesma forma que você não pode escolher um nicho para AdSense que possua um público muito restrito, outra armadilha muito comum é escolher segmentos que não possuam um universo temático que possibilite a criação de um grande volume de artigos para o seu blog.

Esse foi um outro erro que eu mesmo cometi no início. Eu acreditava que qualquer assunto poderia me oferecer um sem número de artigos interessantes, mas com o passar do tempo descobri que alguns nichos simplesmente se esgotam, ou então já estão saturados.

Se você esgota um assunto, o resultado é que começará a produzir conteúdo que na verdade são apenas “um pouco mais da mesma coisa”. Com isso, o público perderá interessa no blog, suas visitas cairão e ninguém mais retornará ao blog. Resultado: receita ladeira abaixo, estagnação e fechamento. Uma verdadeira visão do inferno!

Escolha os nichos mais rentáveis para AdSense

Feita a análise de público que você poderá contar como tráfego para o seu blog, é hora de fazer a análise de viabilidade econômica, ou seja, verificar qual é o potencial de geração de recita deste nicho.

Alguns segmentos, por serem mais disputados, pagam melhor por clique, já que o AdWords é um sistema de leilão, e para se destacar os anunciantes buscam oferecer lances por clique maiores para ocuparem os espaços disponíveis nos blogs relacionados à sua área.

Os melhores nichos para AdSense são justamente aqueles que possuem um grande número de anunciantes e que ao mesmo tempo apresentam um valor elevado por clique. Se você conseguir encontrar um nicho com essas características e ainda por cima, baixa concorrência, ai então é o Nirvana.

Mantenha-se atualizado a respeito dos melhores nichos para AdSense e outros aspectos da monetização de sites, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

4.33 avg. rating (86% score) - 45 votes