Melhores posições para anúncios do AdSense

Nosso assunto de hoje são as melhores posições para anúncios do AdSense, um dos principais desafios que quem deseja ganhar dinheiro com o Google AdSense vai enfrentar.

O processo de monetização de sites com o AdSense inclui dois pontos básicos, os tipos de anúncios que você irá usar nas diversas situações do seu site, blog ou loja virtual, e também a posição em que você colocará estes anúncios.

De cara vem logo a pergunta: Quais são as melhores posições para anúncios do AdSense? Isso faz realmente diferença em termos de desempenho do site?

É claro que faz diferença. O posicionamento dos anúncios do AdSense é um dos grandes segredos deste negócio e alvo de muitos testes de desempenho. De nada adiantará você ter um ótimo conteúdo, se os anúncios estão mal posicionados.

Por isso, baseado na minha experiência de mais de dez anos com o AdSense, fiz uma análise das posições clássicas para que você possa avaliar a conveniência ou não de colocar seus blocos de anúncios nestas posições.

Anúncios colocados na Home do site

Entre as melhores posições para anúncios do AdSence, talvez a home page do seu site não esteja entre as mais indicadas, e o raciocínio é bem simples.

O conceito de home page, pelo menos do ponto de vista do Google, está ultrapassado, tendo em vista que as ferramentas de busca indexam todas as páginas do seu site. Sob essa ótica, o seu site possui tantas home pages quanto forem as páginas indexáveis, não concorda?

O problema é que na home page, as pessoas estão mais focadas em conferir as informações que o seu site ou blog oferece, e por isso, sua propensão a clicar em anúncios, é bem menor que quando elas estão lendo um texto e ficando envolvidas com o assunto.

Do ponto de vista estratégico, é até interessante que você não coloque anúncios na home do seu site, pois dessa forma terá mais espaço para exibir o seu conteúdo e gerar uma visita mais aprofundada às páginas internas.

Topo de página

Uma das melhores posições para anúncios do AdSense é no topo das páginas do seu site ou blog, mas aí vai um dos segredos do AdSense.

Não coloque o anúncio dentro do cabeçalho, mas sim abaixo dele. O problema é que o foco das pessoas ao visualizarem o cabeçalho, é o menu de navegação, os links para as seções do seu site, blog ou loja virtual, e por isso, o grau de incidência de cliques em banners de cabeçalho é tão baixo.

Essa é uma recomendação válida não apenas para o AdSense, mas também para qualquer outro programa de afiliados. Se a remuneração do programa de afiliados do anúncio for por CPM, ainda vale a pena, mas se for CPA, é totalmente inviável.

Canto superior esquerdo dos textos

Se você estiver monetizando um blog, uma das melhores posições para anúncios do AdSense é o canto superior esquerdo do início dos textos. Essa é uma posição vencedora clássica, que você já deve ter visto em diversos sites e blogs por aí.

Como ao acessar o artigo, a pessoa está havida por informações, se você apresentar um anúncio bem contextualizado e no formato adequado, a possibilidade do visitante clicar neste anúncio é bastante elevada.

Alguns Publishers também colocam os anúncios no lado direito do início do texto, o que pessoalmente eu não gosto, pois na é a área de impacto imediato na leitura, já que nós lemos um texto da esquerda para a direita.

Qual a melhor posição para anúncios do Google AdSense

Anúncios In Article

Lançado recentemente este bloco de anúncios ainda é muito pouco explorado aqui no Brasil, é sem dúvida alguma, baseado nos resultados que tenho observado em diversos sites que administro, uma das melhores posições para anúncios do AdSense.

Este bloco de anúncios foi desenvolvido para ser inserido no corpo do texto, e como o Google contextualiza os anunciantes, na maioria das vezes o anúncio fica muito bem encaixado em termos de tema, o que acaba gerando uma boa quantidade de cliques.

Blocos de links no meio de textos

Outra que deve figurar no hall das melhores posições para anúncios do AdSense é a dos blocos de links colocados no meio dos textos. Da mesma forma que o exemplo anterior, este é um outro formato de anúncios que poucas pessoas usam no Brasil, muito embora seja altamente lucrativo.

A lógica segue o mesmo raciocínio do exemplo anterior. Quando bem contextualizados, esses blocos de links geram uma ótima receita. O único problema é que o seu site precisará de textos extensos o suficiente para poder abrigar os blocos de links e os anúncios In Article sem agredir a estética.

Anúncios nas barras laterais do site

Definitivamente estes não podem ser incluídos na nossa galeria das melhores posições para anúncios do AdSense, visto que a experiência mostra que o número de cliques nestes anúncios está em franco declínio.

A honrosa exceção fica por conta dos anúncios na barra lateral, situados no topo da coluna lateral, ainda na primeira dobra da página, que recebem sim um bom número de cliques. Daí para baixo, os resultados são desastrosos.

Uma sugestão é que você utilize os espaços abaixo da primeira dobra da barra lateral, para outros programas de afiliados relacionados ao conteúdo do seu site. Isso funciona muito bem, principalmente se você tiver feito uma boa escolha de programas de afiliados.

Realize testes

Muito embora a minha proposta com este artigo seja a de determinar quais são as melhores posições para anúncios do AdSense, a verdade é que não há nada de fixo, inviolável ou verdade absoluta nesta área.

A melhor forma de determinar quais são os locais mais rentáveis para anúncios do AdSense, é realizando testes em seu site, para com base nos resultados numéricos, e não o famoso “eu acho”, determinar as melhores posições.

Em nosso curso de AdSense, sempre recomendo que sejam realizados testes usando a ferramenta oferecida pelo próprio AdSense, que gerencia muito bem não só o teste em si, como a apresentação dos resultados.

Conhecendo as melhores posições para anúncios do AdSense, a rentabilização do seu blog ou site de conteúdo será bem mais eficiente e os resultados vão justificar todo o esforço e tempo investido. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

5.0
04