Como ter sucesso no YouTube e ganhar dinheiro com isso

Saber como ter sucesso no YouTube é um dos primeiros passos para quem deseja começar uma carreira de sucesso na mídia social número 1 do mundo.

Não é difícil encontrar pessoas que uma hora ou outra, já pensou em ser um YouTuber de sucesso. Se eu fizesse essa pergunta para você, não me surpreenderia se a resposta fosse sim.

O fato é que o YouTube é uma das plataformas mais populares da internet, o número 1 na postagem de vídeos, e segundo vários especialistas, ele representa o futuro do marketing.

Já faz tempo que ele deixou de ser apenas uma rede social para postagem de vídeos, se tornando uma poderosa ferramenta para ganhar visibilidade, e, até mesmo, dinheiro.

Mas como ter sucesso no YouTube, e se destacar no meio de milhares de conteúdos que são publicados todos os dias. A resposta é simples: adote uma estratégia bem estruturada.

Seja um canal pessoal, de divulgação, profissional ou não, é possível ter seus vídeos mais destacados a partir de algumas práticas simples.

Continue lendo e confira como se tornar um verdadeiro YouTuber de sucesso e alavancar suas vendas.

O passo a passo de como ter sucesso no YouTube

Confira abaixo cinco dicas de como ter sucesso no YouTube, que abrangem desde a criação do seu canal até estratégias de marketing.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de SEO oferecido pela Academia do Marketing

1 – Crie um perfil atrativo

A nossa primeira dica sobre como ter sucesso no YouTube é criar um canal atrativo desde a sua estrutura básica.

Em um cenário predominantemente visual, com milhões de concorrentes buscando visibilidade, ter um canal atrativo é o primeiro passo para o sucesso.

Ao criar um canal no YouTube, um dos pontos que você precisa prestar atenção é investir em um bom cartão de visitas, que faça com que os usuários escolham seu canal, vejam seus vídeos e com isso você conseguirá mais inscritos no YouTube.

O número de visualizações e engajamentos de um vídeo é fundamental para que ele se destaque nas pesquisas internas do YouTube e até mesmo no Google. Assim, é muito importante criar uma miniatura atraente, que chame a atenção.

Tenha cuidado apenas em não confundir atratividade com um ambiente poluído. É essencial que os elementos sejam equilibrados na medida certa, para que os usuários sintam curiosidade, queiram ver seu conteúdo.

Além disso, uma boa estética é fundamental. Foto de perfil, capa do canal e outros elementos visuais podem fazer toda a diferença.

2 – Desenvolva conteúdos relevantes

Como ter sucesso no YouTube passa diretamente pela publicação de conteúdos para a sua audiência, é imprescindível que seus vídeos sejam relevantes para os usuários.

Independentemente da sua área de atuação, dos assuntos que você aborde ou dos objetivos do seu canal, para ter sucesso no Youtube é preciso fazer com que os usuários se interessem pelo que você publica.

Assim, procure sempre tópicos de relevância para seus inscritos, e que também atraia outros públicos-alvo similares. É essa a rotina de um bom produtor de conteúdo.

Pesquisa sobre os assuntos mais buscados, veja o que interessa sua audiência e monte vídeos de conteúdo pertinente para seu nicho.

3 – Aplique as técnicas de SEO aos seus vídeos

Como ter sucesso no YouTube se você ignorar as técnicas de SEO – Search Engine Optimization aos seus vídeos. Isso é quase impossível!

Para aqueles que já estão familiarizados com produção de conteúdo, e, principalmente, alcance de visibilidade, essa sigla não é uma desconhecida.

O trabalho de SEO reúne um conjunto de técnicas e estratégias voltadas para otimizar os diferentes tópicos e materiais publicados na Internet.

Não se trata somente de conteúdos em forma de texto, por exemplo. Vídeos também podem ser otimizados com SEO, não só podem, como devem.

Assim, utilize corretamente as tags de marcação, e, principalmente, as palavras-chave do seu vídeo.

Crescer no YouTube depende muito de fazer com que seu conteúdo seja visto por aqueles que estão procurando.

Então, não esqueça de aplicar técnicas de SEO da maneira correta, se quiser se tornar um YouTuber de sucesso. Para saber mais sobre este tópico, clique aqui.

4 – Seja frequente em suas publicações

Como podemos falar sobre estratégias para crescer no Youtube e otimizar seus vídeos, se não temos uma boa produção de vídeos?

Para ter seu canal bem posicionado e acessado, é necessário que os conteúdos sejam publicados com frequência, como em outras redes sociais, como o Instagram, por exemplo.

Não somente para ter uma boa colocação nas pesquisas, mas também para engajar os usuários e mantê-los fiéis ao seu perfil, é bom investir em conteúdos frequentes.

De preferência, opte por estabelecer dias da semana para postar. É uma ótima dica para familiarizar os inscritos e garantir visibilidade.

Ainda, pense em adotar quadros fixos, que tragam a cara da sua marca. Isso é essencial para se posicionar na plataforma e se destacar no meio de tantos outros perfis.

5 – Produza vídeos de qualidade

Como ter sucesso no YouTube passa necessariamente pela qualidade de produção, não é somente o conteúdo que importa, mas também a qualidade que ele apresenta.

Afinal, o Youtube deixou de ser uma plataforma amadora e se tornou uma ferramenta profissional de publicação e divulgação.

Dessa forma, não esqueça de se atentar a qualidade dos seus vídeos, especialmente nos quesitos técnicos. Muitos equipamentos possuem configurações profissionais, e sem custar muito.

Hoje em dia, seu próprio celular e um computador com um bom programa de edição já são suficientes para produzir vídeos com qualidade.

Ainda, se necessário, também pode ser viável investir em uma equipe especializada, ou mesmo apenas um profissional que seja perito em edições.

Lembre-se: Para criar um canal de sucesso no YouTube, é necessário investimento e dedicação. Muitas pessoas têm o sonho de crescer na plataforma, e, independente do nicho de atuação, as estratégias corretas poderão te levar ao sucesso.

Os passos mais básicos se concentram em uma boa estética visual, que seja atrativa, conteúdos de qualidade e devidamente impulsionados com SEO, e, claro, boa qualidade técnica.

É possível ganhar muito dinheiro com o YouTube, mas como ter sucesso no YouTube se você não se estruturar antes. Difícil, não acha?

Agora que você já sabe como ter sucesso no YouTube, comece a se estruturar, a desenvolver roteiros, temas e estratégias e depois coloque a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Publicado no portal Empreendedores Web