Como criar um site – O passo a passo completo

Se você quer saber como criar um site, seja para divulgar o seu negócio, ou simplesmente para escrever artigos sobre um tema que você domina e é apaixonado, este artigo certamente será útil.

Muito embora tenhamos hoje em dia na Internet diversas opções para publicação de conteúdo, como redes sociais, o fato é que canal algum substitui o bom e velho site.

Por isso, em termos de marketing digital, ter um site é fundamental, pois ele é realmente o local de conversão para qualquer ação de divulgação online.

É preciso deixar bem claro, que anúncios não vendem nada. O anúncio é apenas um elemento que faz a conexão entre as pessoas que estão no ambiente em que ele é exibido, e a página de destino destes anúncios no seu site, onde aí sim você poderá argumentar de forma estruturada.

É o que chamamos de Landing Page, ou seja, a “pagina de aterrissagem” para aquele anúncio. O anúncio faz parte do Funil de Conversão de uma ação em marketing digital, mas a conversão mesmo, acontece em seu site.

O problema que fica é justamente como criar um site? Para ajudar nossos leitores a vencerem este desafio, criamos este pequeno roteiro.

O passo a passo de como criar um site

Confira abaixo o passo a passo para a criação de um site, mesmo que você não saiba absolutamente nada sobre programação. Você verá que é bem mais fácil do que você imagina.

1 – Definição do objetivo do site

O primeiro passo para criar um site de sucesso é definir o seu objetivo. Se você quiser criar um site para a divulgação da sua empresa, ou para a publicação de matérias sobre as quais você tem interesse, a primeira coisa a ser determinada é justamente o seu objetivo principal.

No caso de um site empresarial, obviamente seu objetivo deverá ser o de promover a exposição do seu negócio, o que irá demandar algumas técnicas especiais, principalmente no que diz respeito a associar o produto ou serviço que você pretende divulgar se refere.

No caso dos sites de conteúdo, como um blog, por exemplo, o objetivo deve ser o de se tornar uma referência no assunto que você irá abordar. A criação de uma Autoridade, é fundamental para este tipo de site.

Acredite, sem este planejamento inicial, dificilmente você conseguirá criar um site de sucesso, simplesmente por não ter um foco muito bem definido.

2 – Registro de um domínio para o seu site

O próximo passo para a criação de um site é o registro de um domínio. O seu site precisará ter um endereço na Internet, o seu WWW e por isso será necessário registrar seu domínio, o que pode ser feito acessando o site da Registro.Br clicando aqui.

O processo é bem fácil e recomendamos que você mesmo o faça, para garantir que terá a real posse do seu endereço web. Para ver um roteiro detalhado sobre isso, sugerimos que você leia o tutorial Como Registrar Um Domínio na Internet.

3 – Escolha da plataforma para criação do site

Essa é uma das etapas mais crítica do desafio de como criar um site, pois é aqui que você terá que escolher a plataforma, ou seja o sistema sobre o qual o site será montado.

Atualmente existem diversas opções de sistemas criadores de sites que são bem fáceis de se manipular e você não precisa conhecer absolutamente nada sobre programação.

Muitos deles funcionam baseados em ferramentas arrastar e soltar, ou seja, você cria todo o layout do site e suas páginas, de maneira muito fácil.

  • Wix – É uma plataforma bem fácil de se trabalhar e nela você pode criar um site grátis ou então escolher por um plano pago, que irá lhe proporcionar ferramentas ainda mais sofisticadas.
  • Webnode – Esta é outra plataforma para criação de sites bastante fácil de usar onde você trabalha com templates de sites pré-programadas ou então cria o seu próprio layout.
  • WordPress – É considerada a plataforma top de linha para quem deseja saber como criar um site. É bem mais sofisticada do que as duas outras opções, mas você terá que conhecer muito bem a ferramenta.

Alguns provedores de hospedagem também oferecem criadores de sites, mas sinceramente, eu prefiro montar um site como uma plataforma mais conhecida e consolidada.

Para quem está com muita pressa, sugiro iniciar por um construtor de site mais simples, como a Wix e Webnode, mas depois, com calma, sugiro pensar seriamente na migração para o WordPress em função das infinitas opções que a plataforma oferece.

4 – Escolha de um provedor de hospedagem

Agora que você já tem um domínio registrado e já definiu a sua plataforma, é hora de contratar uma empresa de hospedagem de sites para poder instalar o seu site e torna-lo disponível para toda a Internet.

Este é outro momento crítico, pois a hospedagem é fundamental para o bom desempenho do seu site. Existem diversas empresas que oferecem serviços de hospedagem, mas você deve focar naquelas com maior tradição no mercado.

Nós trabalhamos com a DreamHost, que nos tem servido de forma satisfatória. O painel da hospedagem é bem completa, e se você optou pelo WordPress, a boa notícia é que no painel você pode instalar o WordPress em um piscar de olhos.

Se você estiver pensando em criar um site de vendas, melhor ainda, pois o painel também oferece a instalação de sistemas de loja virtual e muito mais. Para saber um pouco mais sobre esta questão, recomendamos que você leia o nosso artigo sobre A Importância do Provedor de Hospedagem.

5 – Planejamento do site

Uma dica importantíssima para quem está em busca de saber como criar um site é planejar antes de tudo. Não há como montar um site que seja realmente eficiente sem antes planejar sua estrutura de forma detalhada.

Sabemos que a parte operacional é bem mais sedutora do que a parte de planejamento, mas o fato é que se você sair correndo para colocar as mãos no teclado, não vai funcionar.

É nessa fase que você pode fazer a hierarquização do seu conteúdo, o planejamento de apresentação do seu negócio ou tema do site, e selecionar os textos e imagens que irá utilizar na composição do seu conteúdo.

6 – Conecte o seu site com as ferramentas de marketing digital

Nossa última dica sobre como criar um site de sucesso é que você faça a conexão do site com as principais ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado atualmente, para que você tenha o controle total sobre o que acontece dentro dele.

Comece pelo básico como o Google Analytics, a ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego oferecida pelo Google e fundamental para a análise de resultados de qualquer site nos dias de hoje.

É ele quem dará a você a oportunidade de medir o retorno de um site, ação fundamental para saber se as suas ações de marketing digital estão ou não correspondendo às suas expectativas.

A segunda providência é fazer a conexão do site com os seus canais nas mídias sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e outros. Muitas destas ferramentas precisam estar conectadas ao site, para monitorarem resultados, como no caso do Pixel do Facebook.

Além disso, é necessário também que você faça a conexão do site com o Google Search Console, para que seu site possa disputar posições de destaque nas páginas de respostas do buscador.

Agora que você já sabe como criar um site, basta escolher as opções disponíveis e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Rodrigo Lima no Guia do Marketing

5.0
01