Tráfego não significa receita de AdSense para o blog

Muitos blogueiro inexperientes se decepcionam com os resultados da receita de AdSense em seus blogs, apesar de terem um ótimo tráfego de visitantes todos os dias. O problema é que nem sempre, um volume alto de acessos significa uma boa receita para o blog.

Como em qualquer outro tipo de negócio online, como o e-commerce, por exemplo, existe uma grande diferença entre as visitas de um site e sua taxa de conversão. Visitas são ótimas é óbvio, mas como em uma loja virtual, se elas não geram conversão, não valem de absolutamente nada.

No caso de um blog que trabalha com programas de afiliados como o AdSense, a coisa pode ficar ainda mais complicada, pois o site pode ter muitas visitas, cliques em anúncios e mesmo assim, a receita não sair de uns poucos trocados por dia. Como resolver este problema?

Conversão e ticket médio em monetização

O exemplo do e-commerce é muito bom para expormos o problema dos blogs com baixa rentabilidade. No comércio eletrônico existem duas métricas que são fundamentais:

Taxa de Conversão – Quantidade de visitas que efetivamente resultam em uma compra na loja. Digamos que de cada 100 pessoas que visitam uma loja, somente 5 efetivamente fazem uma compra na loja. Neste caso, a taxa de conversão da loja seria de 5%.

Ticket Médio – É o valor médio de cada venda efetuada na loja. Para chegarmos a ele, basta dividir o valor total vendido em um determinado período pelo número de vendas. Se você conseguiu vender R$ 10 mil em um total de 20 vendas, o ticket médio será de R$ 500.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a rentabilidade dos seus anúncios de AdSense, correto? Pois eu posso lhe garantir que tem tudo a ver. Se você trocar a expressão Taxa de Conversão por CTR Médio dos Anúncios, e a expressão Ticket Médio por CPC Médio, verá que tudo passa a fazer sentido.

CTR Médio – É a média do número de pessoas que visitam o seu blog ou site e que acabam clicando nos seus anúncios.

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CPC Médio – O é o valor médio pago pelos cliques dados nos diversos anúncios que são exibidos no seu blog.

Percebeu a relação? No seu blog, a taxa de conversão é o clique e o valor do ticket é o valor que você recebe por cada clique em um anúncio.

Como aumentar o seu CTR Médio

Como aumentar o tráfego e a receita com AdSense do seu blog

Como aumentar o tráfego e a receita com AdSense

Ai começamos a discussão técnica. Ganhar dinheiro com AdSense é muito mais do que criar uma conta e sair espalhando anúncios pelo blog.

Você precisa identificar quais são as melhores áreas para coloca-los. Em nosso curso sobre Google AdSense trabalhamos muito esta questão, pois ela afeta diretamente a sua rentabilidade.

Embora para muita gente, essa questão passe desapercebida, sabemos que algumas áreas, como acima da primeira dobra, possuem uma melhor taxa de conversão, ou número de cliques.

Por isso, posicionar bem os seus anúncios e realizar testes A/B com eles é fundamental para gerar uma boa recita para o seu blog.

Como aumentar o CPC médio

Neste quesito, você terá que trabalhar com uma melhor escolha de conteúdo. Como discutimos anteriormente aqui no blog, no artigo sobre os melhores nichos para AdSense, alguns segmentos de mercado possuem anúncios que pagam valores mais elevados que outros.

Como o AdSense, para determinar quais os anúncios serão inseridos em um blog, utiliza o método da contextualização, ou seja, analisa o conteúdo da página para determinar qual anúncio inserir, trabalhar com palavras-chave que possam trazer anúncios que pagam bem é essencial para aumentar sua receita.

Profissionalização é essencial

No momento atual da internet, para ganhar dinheiro de verdade com AdSense, é preciso ser técnico, o que é válido para qualquer área dos negócios online. É preciso monitorar resultados e analisar as origens da receita.

Não existe blog em que a receita esteja boa o suficiente que não possa ser melhorada. Em um momento que surgem novas tecnologias a cada dia e os usuários começam a desenvolver novos hábitos, é preciso estar sempre atento às oportunidades que surgem.

Quando desenhar sua estratégia para ganhar dinheiro com AdSense tenha em mente que na escolha dos temas para o seu blog, precisamos considerar o valor dos anúncios que o conteúdo que você desenvolve tem potencial de trazer. Nem sempre o que você gosta é necessariamente o que o mercado dá valor.

Mantenha-se informado sobre estratégias de produção de conteúdo para Adsense e outros assuntos relacionados assinando nosso Boletim Informativo do blog do Curso de AdSense.