O que NÃO fazer para ganhar dinheiro com AdSense

Muito se tem falado sobre o que fazer para ganhar dinheiro com AdSense, uma dúvida óbvia para que deseja faturar com o programa de afiliados do Google, mas fica também a pergunta: O que você não deve fazer para ganhar dinheiro com AdSense? Quais são os caminhos que não levam a nada? Quais são as grandes roubadas?

Em nosso curso de sobre Google AdSense discutimos exaustivamente a questão da escolha do melhor nicho para se montar um blog ou site monetizado com AdSense, mas também, ao final deste módulo, apontamos também o que evitar, para que nossos participantes não percam tempo e dinheiro enxugando gelo.

Além da discussão sobre nichos para ganhar dinheiro com AdSense, vamos falar também neste artigo sobre algumas práticas que devem ser evitadas a todo custo na criação e manutenção do seu blog. Essas práticas além de não renderem nada em termos de tráfego ou receita de AdSense, podem até acabar causando o cancelamento da sua conta.

Esqueça a história de Control C e Control V

Para ganhar dinheiro de verdade com AdSense nos dias de hoje é essencial que seu blog ou site tenha um ótimo conteúdo, e acima de tudo, exclusivo. Já se vai longe o tempo em que se copiava o conteúdo alheio e pronto! Chamava aquilo de “seu” e enchia de anúncios para faturar com ele.

Além de ser uma baita violação dos direitos autorais de quem produziu o conteúdo, o Google consegue identificar facilmente quando um blog está copiando conteúdo de outros, e além de não exibir estas páginas nos resultados de suas pesquisas, pode até mesmo acabar suspendendo sua conta de AdSense, como na imagem abaixo.

Não bastasse isso, hoje em dia é muito fácil descobrir quais sites estão copiando um conteúdo, e uma vez identificados, o dono do site ou blog pode fazer uma denúncia de violação de direitos autorais ao Google, o que pode acarretar até mesmo o seu banimento do Google como um todo. Uma verdadeira visão do inferno.

Fuja de segmentos já saturados

Veja o que não fazer para ganhar dinheiro com AdSense

Na hora de escolher um nicho de mercado para criar seu blog e monetizá-lo com AdSense, fuja de segmentos que já estão saturados e onde a competição é muito grande e já existam blogs bem estabelecidos e com alta popularidade.

Nestes segmentos, além de ser mais difícil conseguir conquistar uma boa posição nas páginas de respostas do Google, a disputa pelos anunciantes também é maior e em função disso, seu blog terá dificuldades para exibir anúncios que paguem bem.

É certo que a pesquisa pelos melhores nichos em termos de rentabilidade é um trabalho exaustivo que consome um bom número de horas, mas vale a pena investir no planejamento estratégico do AdSense para que depois você possa ter um retorno compatível com o seu esforço. Lembre-se, não existe essa história de ganhar dinheiro fácil na Internet. É apenas conversa para enganar trouxa.

Passe longe de anúncios de baixo valor

Outra dica importante para ganhar dinheiro com AdSense é fugir de segmentos em que os anunciantes não paguem um valor alto por clique. De nada adianta criar um blog muito bem estruturado, com um conteúdo incrível, se o retorno dos anúncios não vale a pena.

Busque por segmentos com muitos anunciantes e um elevado grau de competição entre eles, pois como o AdWords funciona em um sistema de leilão, estes segmentos tendem a ter um CPC mais alto.

Em nosso curso de AdSense dedicamos um extenso módulo à discussão da escolha do melhor nicho de mercado para ganhar dinheiro com o Google AdSense, já que esse é um dos ponto chave para quem deseja ter sucesso nessa área.

Evite públicos menores que suas ambições

Outra dica importante é evitar segmentos que sejam menores que a sua ambição. Se você for trabalhar em um segmento em que o público é limitado, ou seja, exista um número pequeno de pessoas interessadas.

Se você trabalhar em um segmento restrito, por mais que você gere tráfego para o seu site, ele não será o suficiente para gerar uma receita que compense seu esforço. Portanto, busque uma área que tenha um público amplo, pois isso facilita na hora de ganhar dinheiro de verdade com AdSense.

Nunca se esqueça do SEO

Outra dica interessante é nunca se esquecer de aplicar técnicas de SEO em seu blog. Como o melhor canal para geração de tráfego para um blog é a busca orgânica, ou seja, os visitantes que vem de clique nos resultados gratuitos das páginas de respostas do Google, é essencial que você faça um bom trabalho de SEO.

4.88 avg. rating (97% score) - 25 votes