O que é monetização de sites e como ela funciona

Muita gente ainda se pergunta sobre o que é monetização de sites, uma expressão muito comum em artigos sobre ganhar dinheiro online, mas que muita gente ainda desconhece ou tem uma noção distorcida sobre o assunto. Para dar uma visão exata do que seja monetização de sites, elaboramos este artigo, para que você possa ter uma noção da força deste negócio.

O problema de você não saber o que é monetização de sites é que você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de ganhar um bom dinheiro com o seu blog ou site de conteúdo. Quando você insere ferramentas de monetização em seu blog ou site, ele pode se tornar uma ótima fonte de receita.

Vamos mostrar que através da monetização de sites é possível encontrar uma série de anunciantes para o seu site e com isso ganhar por cliques que são dados nestes anúncios ou por compras que tiveram como origem os anúncios exibidos no seu blog ou site.

Como funciona a monetização de sites

Saiba o que é monetização de sites

Saiba o que é monetização de sites e como funciona

A definição clássica de monetização é o ato de transformar bens, serviços, metais, títulos, fatos, informações e acontecimentos em dinheiro.

Chamamos de monetização de sites a geração de receita por um blog ou qualquer outro site de conteúdo através da inserção de anúncios, links ou qualquer outro tipo de parceria que gere uma receita para o site.

O tempo do blog romântico já vai longe. Os blogs de hoje são extremamente profissionais e por isso mesmo precisam gerar receita.

Um bom exemplo disso são as blogueiras de moda, que criaram uma indústria milionária, que vem garantindo a elas um bom retorno financeiro e projeção no segmento.

Através de Programas de Afiliados, podemos fazer de parcerias com sistemas de distribuição de anúncios, conhecidos como Ad Servers, e inserir estes anúncios em um blog ou site, em troca de uma remuneração, geralmente em função de acessos gerados por este anúncios ou vendas efetivas.

Formas de monetização de sites

Agora que você já sabe o que é monetização de sites, vamos ver quais são suas opções. Existem diversas opções para monetizar o seu site:

  • Inserção de anúncios de terceiros no site
  • Venda de infoprodutos e produtos físicos
  • Geração de tráfego para outros site

Existem diversos programas de afiliados que podem ser utilizados na monetização de sites. O importante é encontrar aquele que melhor se adapta ao público do seu site e que possa ser integrado de maneira, não só como propaganda, mas sim, como parte do conteúdo.

O conceito acima é muito importante e por isso mesmo, em nosso Curso de AdSense, discutimos exaustivamente esta questão, pois incorporar de maneira a que o anúncio passe a fazer parte do fluxo de informação do site, é um dos grandes segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Principais ferramentas para monetização de sites

Vamos agora discutir quais são as melhores ferramentas para a monetização do seu site, pois de nada adianta saber o que é monetização de sites se você não sabe quais são as melhores ferramentas para atingir seus objetivos.

O programa de afiliados mais conhecido pelos blogueiros é o Google AdSense, o programa do Google para afiliados na distribuição dos anúncios contratados na sua plataforma AdWords. Se afiliando ao AdSense, você poderá exibir diversos tipos de anúncios em seu site e ganhar a cada vez que eles forem clicados.

O programa é um dos mais antigos e faz parte de qualquer projeto de monetização de site, já que o Google AdSense é bastante flexível em termos de formatos de anúncios, o que facilita bastante em termos de posicionamento nas diversas áreas para exposição de propagandas em um blog ou site.

O AdSense paga por número de exibição e cliques nestes anúncios. O pagamento é registrado em dólares e creditado em sua conta em Reais, pela cotação da data de transferência. É a melhor opção para quem quer ganhar dinheiro com um blog ou outro tipo de site de conteúdo.

Outro programa bastante utilizado é o Lomadee, criado pela BuscaPé. Nele você encontrará diversos anunciantes que oferecem anúncios nos mais variados formatos, como banners e também links de afiliados. É uma alternativa interessante como complementação do AdSense, pois possibilita trabalhar com mais anunciantes.

O Lomadee trabalha de forma diferente do Google, e na maioria das vezes, a remuneração segue o modelo CPA – Custo Por Aquisição, ou seja, você receberá um percentual sobre as vendas que forem originadas em cliques nestes anúncios.

Não se trata apenas de compreender o que é monetização, mas também, como adaptar essas ferramentas ao seu site, de forma a torná-la um complementação da informação, ao mesmo tempo em que gera receita.

Outro programa de afiliados, que vem crescendo ultimamente é o da Hotmart, onde você encontra diversos infoprodutos como cursos online e e-books. O Hotmart paga uma comissão sobre a venda de seus produtos, no modelo CPA apresentado anteriormente.

Em um infográfico sobre monetização de sites que publicamos aqui em nosso site você poderá ter uma boa ideia sobre as diversas opções de monetização de um site.

Esperamos ter dado uma boa ideia sobre o que é monetização. E agora? O que acha de implementar algumas dessas ferramentas em seu blog ou site e ganhar dinheiro com elas?

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

4.94 avg. rating (98% score) - 51 votes