Google lança novos formatos de anúncios para o AdSense

A equipe do Google anunciou o lançamento de novos formatos de anúncios para o AdSense, o Richer Text Ads. Com este novo formato, os publishers que possuem blocos que aceitam somente anúncios de imagens, poderão ampliar em muito o número de anunciantes, pois mesmo aqueles que veiculam apenas anúncios no formato texto, poderão ser inseridos neste espaço.

Há tempos atrás, o AdSense já havia dado um passo neste sentido, quando lançou o formato Magazine, como o visto na imagem abaixo. Neste formato, os anúncios texto eram convertidos em imagens e inseridos em blocos de anúncios que estivessem configurados para receber apenas anúncios no formato imagem. Isso aumentou em muito

Google lança novos formatos de anúncios para o AdSense

Essa novidade aumentou em muito o número de anunciantes disponíveis para os publishers que trabalhavam com este tipo de configuração de bloco, e consequentemente, elevou a receita com AdSense nestes sites.

A novidade dos anúncios Richer Text Ads

Os anúncios no formato Richer Text Ads são na verdade uma evolução nesta tecnologia. No formato anterior, o design era bem simples, e por que não dizer, tosco. Com o novo formato, o Google melhorou bastante a aparência destes anúncios, como você pode verificar na imagem abaixo.

Os anúncios Richer Text Ads do AdSense nesta tecnologia

Os anúncios Richer Text Ads do AdSense aumentam a quantidade de anunciantes para seu site ou blog

Nos anúncios Richer Text Ads o Google usa elementos da própria logomarca para compor a imagem que será inserida no espaço destinado ao anúncio gráfico. Isso ajuda bastante na composição visual do site.

Escolha do formato em função do layout

Em nosso Curso de AdSense, no módulo sobre posicionamento de anúncios, salientamos que, muito embora existam muito mais anunciantes no formato texto, e por isso mesmo, o próprio Google indique que todos os blocos de anúncios devem ser preferencialmente configurados para exibição de anúncios texto e imagens, em alguns casos é preferível restringir essa configuração, exibindo apenas anúncios no formato imagem.

A disposição dos anúncios em um site ou blog precisa respeitar padrões estéticos. Um erro muito comum entre os iniciantes em AdSense é priorizar a recita e detrimento da estética do site. É claro que a receita é importante, mas como sempre dizemos em nosso treinamento, o mais importante é a experiência de navegação do usuário, pois é isso que faz com que ele retorne mais vezes.

Com os anúncios no formato Richer Text Ads, teremos mais opções de anunciantes sem que isso comprometa a aparência do site e a fluidez das informações.

Alterações para exibição do novo formato

Se você já usa o AdSense em seu site ou blog, e tem anúncios configurados para aceitar apenas o formato imagem, não será preciso fazer qualquer tipo de alteração em seus códigos, pois o Google fará a inserção automática desse novo formato.

Se mesmo com essas mudanças, você preferir não exibir este tipo de anúncios em seu site, também não será preciso fazer qualquer tipo de modificação dos códigos do site em si. A única providência que você terá que tomas e bloquear esse formato na opção Permitir e Bloquear Anúncios, e na aba Veiculação de Anúncios, bloquear esta opção.

Em nossa avaliação, o formato Richer Text Ads resolve a questão da estética dos anúncios no formato texto, principalmente em situações onde precisamos de elementos gráficos para compor o layout da página. Vale a pena testar durante um tempo e ver como o AdSense está se comportando em termos de distribuição deste formato. Lembre-se que um dos segredos para ganhar dinheiro com AdSense é testar, testar e testar.

Mantenha-se atualizado sobre esta e outras novidades sobre formatos de anúncios Richer Text Ads e outros assuntos relativos a monetização de sites com AdSense, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

5.00 avg. rating (99% score) - 20 votes