Melhores formatos de anúncios do AdSense

Quando falamos sobre os melhores formatos de anúncios do AdSense, a discussão tende a enveredar para o caminho da padronização, o que nem sempre é a melhor solução.

O formato de anúncios do AdSense e seu posicionamento são dois fatores fundamentais para quem deseja ganhar dinheiro com o programa de monetização de sites do Google.

Quando em nosso curso de Google AdSense criamos um módulo especialmente dedicado a formatos e posicionamento de anúncios, queríamos justamente dar uma ênfase maior a esse aspecto tão importante para o sucesso em monetização de sites com esse programa.

Os formatos de anúncios do AdSense devem respeitar o layout

O formato do anúncio de AdSense, não pode, em hipótese alguma comprometer o seu layout. Mesmo que a rentabilidade seja prejudicada em algumas situações, a questão da aparência precisa ser priorizada.

Se você não seguir por este caminho, correrá o risco de criar um ambiente poluído, que não trará a melhor experiência possível para os visitantes do seu site. É claro que a rentabilidade do anúncio é importante, mas a experiência do usuário é mais. Esse inclusive é um dos grandes segredos do AdSense.

Quando você escolhe o formato de anúncio na plataforma do AdSense, ele indica quais deles seriam mais rentáveis, apenas imagens ou imagens e textos.

 

Quais os melhores formatos de anúncios do AdSense

 

O problema é que em alguns casos, optar por formatos apenas imagens, apesar de menos rentáveis podem ser melhores em termos de experiência de visita do internauta. O importante é deixar seu site ou blog fluido e agradável de ser lido e navegado.

O que você vai perder em termos de cliques pela opção de anúncios apenas no formato imagem, será amplamente recompensado por um número maior de páginas visitadas, e consequentemente, maior número de cliques em seus anúncios.

Uma regra de ouro dos negócios, se aplica perfeitamente quando o assunto é quais os melhores formatos de anúncios do AdSense. Os tolos tentam ganhar dinheiro focados no imediatismo, os inteligentes ganhar dinheiro no contexto.

Será que esse enfoque sobre formatos de anúncios de AdSense é certo?

Talvez você esteja se questionando se os argumentos que apresentei até aqui realmente se justificam. Posso lhe garantir que sim, e não falo isso de “orelhada”, mas sim baseado em algo que jamais mente: Os números.

Os sites e blogs que fazem uma boa administração dos formatos de anúncios de AdSense, encontram em seus painéis de Relatórios, a resposta para essa dúvida.

Ao analisarmos as métricas do AdSense, outro item que fazemos questão de enfatizar em nosso curso, você poderá comprovar de forma rápida e objetiva, a eficácia dessa estratégia.

Quando você contextualiza os formatos de anúncios do AdSense em função do layout do seu blog ou site, verá que o CTR – Click Through Rate dos anúncios que estão perfeitamente contextualizados é muito maior. Pela lógica, quanto maior o CTR, mais dinheiro você irá ganhar. Quer prova maior que essa?

Outra métrica que confirma minha afirmação é a Taxa de Rejeição, ou Bounce Rate, que você pode verificar no Google Analytics. As páginas com uma taxa de rejeição menor, tendem a gerar mais resultados em termos de cliques em anúncios.

As opções de formatos de anúncios de AdSense

Basicamente, o Google AdSense oferece dois tipos de anúncios, os de texto e de anúncios. É claro que você pode sempre escolher um formato que se alterne, mas em termos visuais, que impactam o layout, esses são os dois formatos.

Na hora de escolher os formatos de anúncios de AdSense em sua plataforma, você terá uma decisão básica. A de escolher entre apenas anúncios de textos, apenas anúncios de imagens, ou então os dois. É aí que a mágica acontece.

Se você configurar o anúncio como imagem ou texto, esses formatos poderão se alternar, o que nem sempre será o mais indicado para o seu layout. Por isso é bom definir logo na configuração do anúncio, qual o formato ideal para a posição onde você irá inserir este bloco.

Tendo uma boa template para o seu blog ou site, fica bem fácil determinar a exibição de anúncios, de acordo com as categorias existentes nele. Criando áreas de exibição específicas, você poderá monitorar melhor os seus ganhos, e contextualizar ainda mais seus anúncios.

A discussão sobre os melhores formatos de anúncios do AdSense vai muito além da questão de usabilidade, layout e rentabilidade. A questão central é a oportunidade do anúncio. Um bloco no lugar errado, é jogar dinheiro fora.

Mantenha-se atualizado a respeito desse e outros assuntos referentes ao Google AdSense assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing e instrutor do curso de Google AdSense

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