Google Analytics com AdSense para melhorar o desempenho do site

O uso do Google Analytics com o AdSense forma uma dobradinha que pode ajudar em muito que deseja maximizar a receita do seu blog ou site com a exposição de anúncios. Conhecer detalhadamente o comportamento dos visitantes do seu site em relação aos anúncios de AdSense veiculados é uma das etapas chave para o sucesso neste negócio.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, que permite a você analisar o comportamento das pessoas que acessam o seu blog ou site. Com ele, você terá em mãos informações fundamentais para melhorar o seu blog, descobrir áreas de interesse dos visitantes, origens de tráfego e diversas outras informações.

Quando você junta o Google Analytics com o AdSense, o resultado são informações que vão lhe permitir melhorar em muito não só o desempenho do site, como também a geração de receita com seus anúncios. É por isso que em nosso curso de Google AdSense fizemos questão de incluir um módulo especialmente para discutir esta questão.

Integração do Google Analytics com o AdSense

O primeiro passo para fazer a conexão do Google AdSense com o Google Analytics é vincular as duas contas seguindo algumas etapas bem simples. Cerca de um a dois dias depois de fazer essa vinculação, você já poderá ver em sua connta de Analytics os relatórios com dados sobre o AdSense.

Google Analytics com o AdSense. A integração do AdSense com o Google Analytics permite uma análise bem mais detalhada da sua receita

A integração do AdSense com o Google Analytics permite uma análise bem mais detalhada da sua receita

De posse destes relatórios você poderá analisar, por exemplo, quais as páginas que estão gerando maior receita para o seu site, quais são os artigos ou categorias do site que apresentam o maior CTR e eCPM, além de outras métricas importantes clássicas do Google Analytics. É o ambiente ideal para você descobrir como ganhar mais dinheiro com o AdSense.

Vejamos abaixo cinco formas de melhorar o desempenho do seu blog ou site com a análise dos relatórios do Google Analytics sobre o desempenho de seus anúncios de AdSense.

Identifique as páginas mais acessadas e otimize a receita

Você sabe qual das suas páginas recebe mais tráfego? Se não sabe, usando o Google Analytics com o AdSense, poderá acessar a aba Comportamento e no item Google AdSense > Páginas do Google AdSense, identificar as páginas mais visitadas e onde seus usuários passam a maior parte do tempo em seu blog ou site.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de SEO oferecido pela Academia do Marketing

Com essa informação em mãos, você pode otimizar essas páginas para conseguir mais conversões e engajamento. Para aproveitar ao máximo essas páginas mais populares, confira as práticas de posicionamento de anúncios recomendadas pelo Google AdSense. Ignorar estas informações é um dos principais erros no AdSense.

Trabalhe melhor seu marketing nas principais origens de tráfego

Outra informação importante é saber quais sites encaminham o maior volume de tráfego para seu site. No item Referências do Google AdSense você poderá identificar as principais origens de tráfego para o seu site.

Conhecendo quais são os canais que mais trazem tráfego para o seu site você poderá adaptar o seu conteúdo para que ainda mais pessoas acessem o seu site através deste caminho. Quando você domina as técnicas do Google Analytics a geração de tráfego fica muito mais fácil.

Otimize a retenção de usuários melhorando as páginas de saída

Sabemos que quanto mais tempo os visitantes permanecem no site, maior a probabilidade de serem atraídos pela informação de um determinado anúncios e clicarem nele. Por isso, identificar quais são as principais páginas de saída do site é importante em nosso processo de otimização da receita com AdSense.

Ainda na aba Comportamento do Google Analytics, clicando em Conteúdo do Site > Páginas de Saída, você terá acesso à informação das principais páginas de saída e poderá otimizá-las de forma a reter os visitantes em seu site.

Aumente a velocidade de carregamento da página e melhore a experiência do usuário

O internauta anda cada vez mais sem paciência para por isso, quanto mais rápido as páginas do seu site carregarem, melhor será a experiência de uso deste visitantes. Na aba Comportamento > Velocidade do Site, você terá diversas opções de relatório sobre o tempo de carga do site e suas diversas páginas.

Identifique quais são as páginas que possam estar lentas e otimize seus elementos para que elas não fiquem tão “pesadas” e com isso prejudiquem a experiência de uso dos visitantes. Com isso, você poderá aumentar sua receita, reduzir a Taxa de Rejeição do site e melhorar outras métricas.

Melhore a navegabilidade com o Page Analytics

Outra ferramenta que você poderá contar se usar o Google Analytics com o AdSense é a extensão Page Analytics para Google Chrome. Com ela você poderá visualizar a forma pela qual os usuário interagem com o seu site, e com isso otimizar a navegação interna, oferecendo uma experiência de uso melhor.

Page Analytics ajuda na otimização dos resultados do AdSense

Use o Page Analytics para melhorar a navegação em seu site e otimizar os resultados do Google AdSense

Como você pode perceber, não há nada de segredo no AdSense, nada de ciência oculta ou conhecimento restrito apenas a alguns iniciados. O que existe é muita técnica e conhecimento das ferramentas disponíveis.

Agora que você já sabe que o Google Analytics com o AdSense formam uma dupla imbatível em termos de otimização de receita para o seu site, o que acha de começar a implantá-lo agora mesmo? Mãos a obra e mantenha-se atualizado a respeito deste e outros temas relativos ao Google AdSense, assinando nosso Boletim Informativo.

Com informações do blog Inside AdSense