Google Analytics com AdSense para melhorar o desempenho do site

O uso do Google Analytics com o AdSense forma uma dobradinha que pode ajudar em muito que deseja maximizar a receita do seu blog ou site com a exposição de anúncios. Conhecer detalhadamente o comportamento dos visitantes do seu site em relação aos anúncios de AdSense veiculados é uma das etapas chave para o sucesso neste negócio.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, que permite a você analisar o comportamento das pessoas que acessam o seu blog ou site. Com ele, você terá em mãos informações fundamentais para melhorar o seu blog, descobrir áreas de interesse dos visitantes, origens de tráfego e diversas outras informações.

Quando você junta o Google Analytics com o AdSense, o resultado são informações que vão lhe permitir melhorar em muito não só o desempenho do site, como também a geração de receita com seus anúncios. É por isso que em nosso curso de Google AdSense fizemos questão de incluir um módulo especialmente para discutir esta questão.

Integração do Google Analytics com o AdSense

O primeiro passo para fazer a conexão do Google AdSense com o Google Analytics é vincular as duas contas seguindo algumas etapas bem simples. Cerca de um a dois dias depois de fazer essa vinculação, você já poderá ver em sua connta de Analytics os relatórios com dados sobre o AdSense.

Google Analytics com o AdSense. A integração do AdSense com o Google Analytics permite uma análise bem mais detalhada da sua receita

A integração do AdSense com o Google Analytics permite uma análise bem mais detalhada da sua receita

De posse destes relatórios você poderá analisar, por exemplo, quais as páginas que estão gerando maior receita para o seu site, quais são os artigos ou categorias do site que apresentam o maior CTR e eCPM, além de outras métricas importantes clássicas do Google Analytics. É o ambiente ideal para você descobrir como ganhar mais dinheiro com o AdSense.

Vejamos abaixo cinco formas de melhorar o desempenho do seu blog ou site com a análise dos relatórios do Google Analytics sobre o desempenho de seus anúncios de AdSense.

Identifique as páginas mais acessadas e otimize a receita

Você sabe qual das suas páginas recebe mais tráfego? Se não sabe, usando o Google Analytics com o AdSense, poderá acessar a aba Comportamento e no item Google AdSense > Páginas do Google AdSense, identificar as páginas mais visitadas e onde seus usuários passam a maior parte do tempo em seu blog ou site.

Com essa informação em mãos, você pode otimizar essas páginas para conseguir mais conversões e engajamento. Para aproveitar ao máximo essas páginas mais populares, confira as práticas de posicionamento de anúncios recomendadas pelo Google AdSense. Ignorar estas informações é um dos principais erros no AdSense.

Trabalhe melhor seu marketing nas principais origens de tráfego

Outra informação importante é saber quais sites encaminham o maior volume de tráfego para seu site. No item Referências do Google AdSense você poderá identificar as principais origens de tráfego para o seu site.

Conhecendo quais são os canais que mais trazem tráfego para o seu site você poderá adaptar o seu conteúdo para que ainda mais pessoas acessem o seu site através deste caminho. Quando você domina as técnicas do Google Analytics a geração de tráfego fica muito mais fácil.

Otimize a retenção de usuários melhorando as páginas de saída

Sabemos que quanto mais tempo os visitantes permanecem no site, maior a probabilidade de serem atraídos pela informação de um determinado anúncios e clicarem nele. Por isso, identificar quais são as principais páginas de saída do site é importante em nosso processo de otimização da receita com AdSense.

Ainda na aba Comportamento do Google Analytics, clicando em Conteúdo do Site > Páginas de Saída, você terá acesso à informação das principais páginas de saída e poderá otimizá-las de forma a reter os visitantes em seu site.

Aumente a velocidade de carregamento da página e melhore a experiência do usuário

O internauta anda cada vez mais sem paciência para por isso, quanto mais rápido as páginas do seu site carregarem, melhor será a experiência de uso deste visitantes. Na aba Comportamento > Velocidade do Site, você terá diversas opções de relatório sobre o tempo de carga do site e suas diversas páginas.

Identifique quais são as páginas que possam estar lentas e otimize seus elementos para que elas não fiquem tão “pesadas” e com isso prejudiquem a experiência de uso dos visitantes. Com isso, você poderá aumentar sua receita, reduzir a Taxa de Rejeição do site e melhorar outras métricas.

Melhore a navegabilidade com o Page Analytics

Outra ferramenta que você poderá contar se usar o Google Analytics com o AdSense é a extensão Page Analytics para Google Chrome. Com ela você poderá visualizar a forma pela qual os usuário interagem com o seu site, e com isso otimizar a navegação interna, oferecendo uma experiência de uso melhor.

Page Analytics ajuda na otimização dos resultados do AdSense

Use o Page Analytics para melhorar a navegação em seu site e otimizar os resultados do Google AdSense

Como você pode perceber, não há nada de segredo no AdSense, nada de ciência oculta ou conhecimento restrito apenas a alguns iniciados. O que existe é muita técnica e conhecimento das ferramentas disponíveis.

Agora que você já sabe que o Google Analytics com o AdSense formam uma dupla imbatível em termos de otimização de receita para o seu site, o que acha de começar a implantá-lo agora mesmo? Mãos a obra e mantenha-se atualizado a respeito deste e outros temas relativos ao Google AdSense, assinando nosso Boletim Informativo.

Com informações do blog Inside AdSense

4.87 avg. rating (97% score) - 30 votes